O Ministério da Saúde Espiritual adverte:

Seja o teu sim, sim e o teu não, não.
Porque os que não forem quentes nem frios serão vomitados.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Está aberta a temporada de Planejamento de Longo Prazo!

Está aberta a temporada de Planejamento de Longo Prazo:


1. Planejamento de longo prazo não é um bloco de mármore que deve ser carregado nas costas do planejador ao longo dos 5 ou 10 anos. Antes, é uma massa maleável que pode e deve ter seus contornos ajustados à medida que os fatores externos e internos assim o exigirem.

2. Assim sendo, o planejamento de longo prazo pode iniciar apontando para um alvo e terminar apontando para algo diametralmente oposto, sem que isso venha a causar engulhos nos planejadores ou AVCs nos sócios, pois tais mudanças certamente se deverão ao fato de que eles estiveram o tempo todo atentos às marolas e tsunamis do mercado e souberam ajustar as velas da embarcação.

3. Entretanto, ainda é preciso saber distinguir entre marolas e tsunamis.

Finalizando, creio que grande parte dos planejamentos de longo prazo vão a pique por duas razões básicas:
a) Rigidez do plano: grandes blocos de mármore costumam ser pesados e dificultam em caso de necessidade de rápidas manobras.
b) Incapacidade, ainda que momentanea, de distinguir entre uma tsunami e uma marola: muito investimento e esforço para surfar numa marola deixa a empresa com um mico nas mãos; pouco ou nenhum investimento para surfar numa tsunami mantém a empresa com os pés no fundo enquanto a onda se forma sobre a sua cabeça - o final já podemos prever: geralmente quando se recobra os sentidos, verifica-se que está a quilometros da praia e nem sempre dá para voltar.
c) União nefasta entre rigidez e incapacidade de distinguir entre uma marola e uma tsunami: o caminho mais rápido para a porta de saída do mercado.

Abraços!

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