Está aberta a temporada de Planejamento de Longo Prazo:
1. Planejamento de longo prazo não é um bloco de mármore que deve ser carregado nas costas do planejador ao longo dos 5 ou 10 anos. Antes, é uma massa maleável que pode e deve ter seus contornos ajustados à medida que os fatores externos e internos assim o exigirem.
2. Assim sendo, o planejamento de longo prazo pode iniciar apontando para um alvo e terminar apontando para algo diametralmente oposto, sem que isso venha a causar engulhos nos planejadores ou AVCs nos sócios, pois tais mudanças certamente se deverão ao fato de que eles estiveram o tempo todo atentos às marolas e tsunamis do mercado e souberam ajustar as velas da embarcação.
3. Entretanto, ainda é preciso saber distinguir entre marolas e tsunamis.
Finalizando, creio que grande parte dos planejamentos de longo prazo vão a pique por duas razões básicas:
a) Rigidez do plano: grandes blocos de mármore costumam ser pesados e dificultam em caso de necessidade de rápidas manobras.
b) Incapacidade, ainda que momentanea, de distinguir entre uma tsunami e uma marola: muito investimento e esforço para surfar numa marola deixa a empresa com um mico nas mãos; pouco ou nenhum investimento para surfar numa tsunami mantém a empresa com os pés no fundo enquanto a onda se forma sobre a sua cabeça - o final já podemos prever: geralmente quando se recobra os sentidos, verifica-se que está a quilometros da praia e nem sempre dá para voltar.
c) União nefasta entre rigidez e incapacidade de distinguir entre uma marola e uma tsunami: o caminho mais rápido para a porta de saída do mercado.
Abraços!
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Entendendo que é preciso haver uma restauração da nossa humanidade.
Entendendo que é preciso haver uma restauração da imagem de Deus em nós.
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Há 3 anos
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