O Ministério da Saúde Espiritual adverte:

Seja o teu sim, sim e o teu não, não.
Porque os que não forem quentes nem frios serão vomitados.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Síndrome de Caim e o bebê de Ana

Pai que tem ciúme do filho recém-nascido. 
Primogênito que tem ciúme do caçula recém-nascido. 
Fã que tem ciúme do filho recém-nascido do ídolo. 
Mesma raiz, mesma consequencia.  


O egoísmo humano precisa de justificativas para sua tão grande e ao mesmo tempo pequena mesquinhez - ou pequenez mesquinha, como queiram.  


Seria a "Síndrome de Caim"?  


A etimologia da palavra "fã" tem raiz na palavra "fanático" (fan-ático, fan, fã) e rima perfeitamente com a palavra "vã". A esperança do fã de sugar para si a essência vital do seu ídolo e tornar-se ele, no lugar dele, é... vã! Simplesmente vã! Além disso, tem um caráter pernicioso e destruidor.  


Quando YHWH proíbe o homem de idolatrar pedra, carne, metal, madeira, água, vento ou seja lá o que for, é justamente para que não seja semeado esse caráter pernicioso e destruidor no seu coração e mente. Até porque nenhuma outra resposta receberá o homem de um ídolo, que não aquelas que refletem o desejo do seu coração. 


Por nada responderem de si mesmos, os ídolos delegam aos seus adoradores o direito de responderem eles mesmos às suas próprias perguntas. Quando o homem passa a ouvir mais de si mesmo do que de YHWH, ele passa a experimentar a lei natural que afirma e comprova a todo momento que ninguém é auto-suficiente. YHWH não pode mentir e sempre confirmará as leis que criou.  


O que esperar de um fanático que percebe que o seu deus voltou seus olhos para outro ser? Tornar-se Caim. Ele passa a direcionar sua frustração para aquele que aos seus olhos, é a razão do desprezo do seu ídolo para com ele. E ele buscará eliminar "Abel" do seu caminho, para que seu deus não tenha outra alternativa a não ser se voltar para Caim, exclusivamente. 


Se o estratagema der certo, Caim se torna um serial killer, especializado em eliminar qualquer ser ou coisa que se interponha no caminho do seu objeto de adoração. Por outro lado, aquele que se deixa adorar por um igual - homem adorado por homens, o anti-mandamento número 1 - semeia legiões de fanáticos e acaba se tornando refém da seita que ele mesmo criou. 


Em geral, esse deus acaba sendo queimado como sacrifício de afronta no mesmo altar onde antes vidas humanas se derramavam por ele, diante dos olhos odiosos de seus sacerdotes.  


Não seja assim conosco, irmãos. Amém.

Um comentário:

  1. Irmão,

    Não tinha pensado essa questão sob esse ângulo, suas palavras foram enriquecedoras para mim. Obrigada e parabéns pelo blog!

    Estou seguindo seu blog, se vc quiser, visite o meu! Podemos pensar em uma perceria, com saudável troca de links, para divulgação mútua de nossos blogs.

    Um abraço, fique na Paz!

    Maya

    :)

    ResponderExcluir

Lutarei até o fim para que você possa se expressar livremente. Apenas lembre-se que toda livre expressão não é isenta de consequencias.